Mel cristalizado, o que devo fazer?

A umidade inicial do mel é um dos fatores influentes na sua cristalização, pois quanto menor a umidade maior a concentração de monossacarídeos (glicose e frutose), resultando em um maior nível de saturação e, consequentemente, maior probabilidade de cristalizar.

A cristalização do mel é um processo natural que ocorre devido a separação da glicose da frutose, formando cristais. O tipo da origem floral, o pólen e o néctar das flores utilizado pelas abelhas para produzir o mel, são fatores que interferem na rapidez da cristalização do mel.

Foi observado que a cristalização do mel é influenciada pela temperatura de armazenamento, assim como pelo teor de cristais de mel adicionado; observou-se também que temperaturas maiores ou iguais a 30 °C tendem a manter a solução do mel em equilíbrio, não favorecendo a sua cristalização.

Mas fique tranquilo, não existe problema nenhum em mel cristalizado, muitas pessoas acham até mais gostoso consumir o mel nesse outro estado. O mel cristalizado e liquido tem as mesmas propriedades nutricionais e energéticas.

Com a cristalização, o mel fica com aspecto cremoso, com formação de cristais em todo o pote ou somente em parte dele, porém, sem alterar suas propriedades, podendo ser consumido normalmente.


Fonte: "Avaliação da cristalização de mel utilizando parâmetros de cor e atividade de água"

https://www.scielo.br/pdf/bjft/v15n1/09.pdf

Site: https://www.mel.com.br/mel-cristalizado/