Vitaminas do pólem apícola

O pólen apícola possui não só as vitaminas antioxidantes (vitaminas C, E e β-caroteno, como pró-vitamina A), mas também as do complexo B e vitamina D. As vitaminas antioxidantes são capazes de estabilizar os radicais livres, que são envolvidos em muitas doenças degenerativas características do envelhecimento e tanto podem ser provenientes do meio externo ou como resultantes naturais do metabolismo humano. Ajudam também, por exemplo, no funcionamento do sistema nervoso central, na prevenção e tratamento de cataratas.

Potássio, fósforo, cálcio e magnésio são os elementos minerais predominantes em pólen apícola.

Do ponto de vista nutricional, chamam a atenção: a presença de teores expressivos de cobre e zinco, ambos considerados nutrientes antioxidantes, bem como de ferro, mineral limitante na alimentação humana, além da elevada razão potássio/sódio que torna o produto interessante para dietas com balanço eletrolítico definido.

Por suas características nutritivas e bioativas o pólen apícola tem sido consumido em muitas partes do mundo. O produto é apontado por alguns autores como suplemento alimentar, como complemento alimentar, como alimento funcional ou ainda como suplemento alimentar funcional.

O produto apresenta composição química com adequado balanço em termos de macronutrientes, atraente perfil de minerais, açúcares e ácidos graxos, além de expressivos teores de flavonóides.

Artigos:
“Pólen Apícola Brasileiro: valor nutritivo e funcional, qualidade e contaminantes inorgânicos” Universidade Federal de Engenharia de Alimentos – Departamento de ciência de alimentos
http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/256125/1/Martins_MarciaCristinaTeixeira_D.pdf
“Relação entre a composição nutricional e a origem floral de pólen apícola desidratado”

Reportagem:
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/05/polen-combate-o-envelhecimento-e-ajuda-recuperar-energias.html